O Município de Mira prepara-se para investir perto de 11 milhões de euros para a construção de habitações com arrendamentos a custo acessível no concelho. Nesse sentido, o município assinou um protocolo de colaboração para Habitação a Custos Acessíveis, estabelecido entre a CIM Região de Coimbra e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).
É um «momento histórico para o nosso Município. São investimentos destes que revestem o nosso concelho de atratividade e promovem o desenvolvimento no nosso território. Adicionalmente, desbloqueámos um problema já com vários anos, na Urbanização da Videira Norte. Ultrapassadas as dificuldades relacionadas com o processo, vai ser possível entregar os primeiros lotes a preços acessíveis para construção de moradias unifamiliares a famílias sediadas no nosso concelho», assinalou o Vice-presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, em nota oficial publicada no site do município.
A parceria com o IHRU permitirá construir, na Urbanização da Videira Norte, na freguesia da Praia de Mira, 22 lotes, dos quais 20 estão destinados a moradias unifamiliares e 2 para edifícios plurifamiliares com 8 fogos cada edifício. De acordo com a autarquia, estas «habitações serão depois colocadas à disposição das famílias sob a figura de arrendamento acessível».
"Ao melhorar o acesso à habitação, no maior investimento alguma vez feito no nosso concelho, será possível promover o desenvolvimento da nossa sociedade"
O vice-presidente acrescentou ainda que «o parque Habitacional em Portugal está velho e desajustado face às necessidades das famílias portuguesas. Em Mira também estamos a trabalhar para fazermos parte da solução desta realidade. Cremos que ao melhorar o acesso à habitação, no maior investimento alguma vez feito no nosso concelho, será possível promover o desenvolvimento da nossa sociedade. O investimento feito para criar oportunidades no setor empresarial tem de ser complementado, também, com o parque habitacional».