Está em construção um novo edifício de habitação para arrendamento acessível na zona do Calhariz de Benfica, em Lisboa, junto à estação de Benfica e à nova Residência Universitária do Calhariz de Benfica.
Iniciativa da Junta de Freguesia de Benfica, o projeto vai disponibilizar 50 apartamentos de tipologias T1 a T3. A obra está a ser feita com recurso a construção modular, incluindo a instalação de módulos de betão pré-fabricados.
O projeto está a ser construído num terreno agora devoluto, cedido pela Câmara Municipal de Lisboa à Junta. Vai implicar um investimento próximo dos 6 milhões de euros, financiado na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e integra-se no regime de Renda Acessível, contribuindo para dar resposta à crescente necessidade de habitação a preços comportáveis em Lisboa.
Neste momento, a Junta de Freguesia de Benfica tem também em fase adiantada de construção um outro edifício com 18 apartamentos nas traseiras da Avenida Gomes Pereira, também de construção modular, com o objetivo de garantir empreitadas empreitada mais céleres.
Só este ano, a Junta já entregou 27 casas, e quer chegar às 50 até ao final de 2025. Até 2026, serão atribuídas mais 106 habitações para arrendamento acessível no bairro de Benfica. O investimento total soma os 69 milhões de euros: “trata-se do maior investimento de sempre em habitação já realizado por uma Junta de Freguesia”, refere a Junta de Freguesia de Benfica em comunicado de imprensa.
