A farmacêutica portuguesa Bluepharma quer investir 150 milhões de euros até 2030 na criação de um novo polo tecnológico do medicamento em Coimbra.
Paulo Barradas Rebelo, presidente da farmacêutica, avançou à Lusa que a empresa tem «um projeto muito forte para a região Centro, será feito aqui em Coimbra, numas instalações que adquirimos em 2019, em Cernache, um parque industrial grande a que chamámos Bluepharma Park».
Os investimentos neste parque tecnológico incluem uma unidade de investigação e desenvolvimento de “injetáveis complexos” já em investigação, fábrica para industrializar esses medicamentos e uma plataforma logística para acomodar os produtos exportados para todo o mundo. A nova fábrica «pode representar para Portugal a possibilidade de fazer vacinas, porque estas não são mais do que injetáveis complexos», cita a RTP.
Neste momento, a Bluepharma está a terminar um investimento de 50 milhões de euros na ampliação das suas instalações atuais em São Martinho do Bispo, na antiga fábrica da Bayer, onde a Bluepharma iniciou atividade em 2001, e na construção de uma nova unidade industrial em Eiras, a norte de Coimbra, a concluir ainda no primeiro semestre deste ano.