A Besix Red Portugal e a Promiris uniram forças para desenvolver um portfólio de 2000 quartos destinados a estudantes, em algumas das principais cidades universitárias de Portugal e Espanha. O projeto será implementado de forma faseada, com a primeira residência a arrancar já no início do ano letivo de 2026. As restantes unidades serão entregues progressivamente até ao final de 2028.
Os dois promotores imobiliários definiram uma estratégia baseada em indicadores-chave de desempenho (KPI) precisos, a fim de responder à crescente procura por alojamentos para estudantes em Espanha e Portugal. Esta parceria estratégica prevê o desenvolvimento de um portfólio de projetos PBSA (Purpose-Built Student Accommodation), representando cerca de 2000 quartos distribuídos por várias cidades universitárias da Península Ibérica.
A Promiris detém uma sólida experiência no segmento das residências estudantis, especialmente na Península Ibérica. Com mais de uma dezena de operações concluídas ou em curso no Benelux e em Portugal, a Besix Red mobiliza as suas competências em conceção e desenvolvimento, os seus conhecimentos técnicos e financeiros, bem como o seu conhecimento dos desafios de sustentabilidade e desempenho ESG, para estruturar projetos em linha com as expectativas dos investidores institucionais.
Vários locais foram já garantidos em cidades universitárias estratégicas em Espanha e Portugal. Estes situam-se perto dos campus, de transportes públicos, de grandes centros comerciais e de serviços essenciais. Todos os projetos visam obter, no mínimo, a certificação ambiental BREEAM "Very Good" e serão concebidos com especial atenção ao bem-estar dos estudantes, tanto em termos habitacionais, de espaços de convívio e áreas comuns como na prestação de serviços.
Gabriel Uzgen, CEO da Besix Red, explica que “o processo contínuo de gestão da nossa carteira, que visa acelerar o desenvolvimento dos nossos projetos e limitar a nossa exposição aos riscos através da diversificação de produtos e geografias, levou-nos a interessar especificamente pelo segmento PBSA. Este setor é particularmente promissor: beneficia do apoio crescente das autoridades públicas, de compromissos de longo prazo por parte dos operadores e das universidades, bem como de um interesse certo por parte dos investidores institucionais. Além destas dinâmicas de mercado, estes projetos têm também uma utilidade social real: contribuem para oferecer aos estudantes locais e internacionais uma experiência de qualidade, que promove boas condições de estudo e realização pessoal”.
Christian Terlinden, administrador da Promiris, afirma que “a Promiris entrou no mercado português em 2018 e rapidamente detetou uma insuficiente oferta de infraestruturas de alojamento para estudantes no país, que é, no entanto, bem cotado e apreciado pela qualidade do seu ensino universitário. Com vários empreendimentos, a Promiris estabeleceu-se em Espanha com um primeiro projeto em curso em Saragoça. Focada em implementar o seu know-how mais rapidamente, a Promiris convidou a Besix Red a associar-se ao desenvolvimento destes projetos, tendo em conta a presença das suas equipas já operacionais em Portugal noutros segmentos. A combinação das competências complementares de cada empresa será certamente uma garantia de sucesso para o futuro”.