A Câmara de Aveiro anunciou que arranca esta segunda-feira com a construção de uma nova residência universitária de iniciativa privada, num investimento de 12 milhões de euros, no terreno que a autarquia vendeu junto ao Seminário.
A nova residência de estudantes, nas imediações do hospital e da Universidade, vai permitir a criação de 219 quartos para estudantes desta Universidade e vai incluir uma bolsa de estacionamento público, com 68 lugares à superfície e 124 lugares em cave.
Esta operação, liderada pela empresa Coordenada Decisiva, vai contar ainda com uma área comercial com 840 metros quadrados, onde está prevista a instalação de um equipamento de restauração e bebidas, com esplanada e uma zona de espaços verdes com 1.306 metros quadrados.
«É uma operação de elevada importância estratégica, muito importante para a Cidade e para o Município de Aveiro. Este é um terreno que a CMA vendeu em 2023, por 2,5 milhões de euros, com o objetivo principal de possibilitar a construção de uma Residência Universitária de Estudantes, dando um contributo para aumentar a oferta do mercado para habitação estudantil, numa zona de localização privilegiada», afirmou o Presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves.
«Trata-se de uma ação que faz parte do Plano de Desenvolvimento Habitacional do Município de Aveiro, que tem como objetivo ajudar à boa regulação do mercado de habitação no Município, concretizando-se por um relevante investimento privado total de cerca de 12 milhões de euros», adianta ainda o presidente da autarquia.