Arquitetura

Architect Your Home aponta a mira para o mercado B2B



                      Architect Your Home aponta a mira para o mercado B2B
Mariana Morgado Pedroso, CEO and Owner da Architect Tour Home

Após ter adquirido a casa-mãe, em Inglaterra (Architect Your Home Limited UK), e sedeado a marca em Portugal, Mariana Morgado Pedroso está agora apostada em alargar os horizontes da Architect Your Home, reforçando a sua presença no mercado de arquitetura B2B e fazendo deste segmento um dos seus principais vetores de crescimento. Com isso em vista, a proprietária e CEO decidiu investir no rebranding, apresentando esta quinta-feira uma imagem renovada, que espelha esta nova estratégia.

A Architect Your Home é uma marca originalmente inglesa e que está presente há 12 anos em Portugal. No ano passado surgiu a possibilidade de adquirimos a casa mãe, o que nos pareceu uma ótima oportunidade não só pela possibilidade de gerirmos a marca com que trabalhávamos há mais uma década e por trazer a sede para Portugal; mas também porque isso nos permitiria expandi-la para novos horizontes, levando-a para novos países e por podermos redirecioná-la para outros segmentos de mercados que nos parecem mais interessantes”, conta a Mariana Pedroso.

Contudo, explica, “uma das coisas que sentimos cá em Portugal é que a nossa marca, até pelo seu nome, está muito direcionada para o mercado habitacional B2C, isto é, em que o cliente é também o consumidor final. Mas, ao longo destes 12 anos em que a operamos no nosso país, o mercado B2B acabou por ir ganhando uma quota bastante significativa, pois a nossa área de atuação é mais abrangente, desenvolvendo projetos também quer para empreendimentos e condomínios residenciais, como para hotéis, escritórios e restaurantes, entre outros”. O condomínio Vila Rio, entre vários outros projetos realizados para a Teixeira Duarte, o hotel Le Consulat, no Chiado, em Lisboa, a reabilitação do Palácio da Independência, que vai albergar o futuro Museu da Independência, ou mais recentemente, o futuro parque logístico desenvolvido pela Mitiska REIM e pela Chancerygate em Sintra são apenas alguns dos projetos no segmento B2B que já fazem parte do portfólio da Architect Your Home.

Esta área tem vindo a crescer no nosso negócio em Portugal, e como tal, com a aquisição e a mudança da Architect Your Home para o nosso país, pareceu-me que seria importante conseguir pôr a nossa marca a funcionar bem em ambos os segmentos de mercado, comunicando melhor o que fazemos para promotores, empresas e investidores uma vez que até aqui não só o próprio nome como toda a sua comunicação e imagem estava direcionada apenas o mercado B2C, ditada pelo Reino Unido, onde a marca foi líder no mercado residencial doméstico por muitos anos”, explica a CEO e proprietária.

Desta forma, “fizemos um estudo bastante extenso com a Marquinista, para perceber não só posicionamento, mas também como é que marca era reconhecida cá em Portugal, e que deu ferramentas para perceber como poderíamos fazer para a reposicionar como planeamos; e entregámos a criatividade conceptual e gráfica à agência Graficalismo. E, ao longo deste trabalho colaborativo, surgiu uma questão que acabaria por ser o próprio tema do rebranding: What is a home? (O que é uma casa?), e cuja resposta acabaria por se tornar evidente: todo e qualquer espaço em que vivemos, trabalhamos ou desfrutamos pode ser a nossa casa, temporariamente… afinal, quando lá estamos, um hotel é a nossa casa provisoriamente; um escritório é muitas das vezes a nossa segunda-casa, onde passamos a maior parte do nosso dia… e por aí fora. E, de facto, tornou-se evidente esta necessidade de comunicar que tudo acaba por ser uma casa em diferentes situações e momentos da nossa vida!”.

Presente em Portugal desde 2012, e desde a aquisição e mudança da sede para o nosso país, a Architect Your Home juntou 35 arquitetos ao seu portfolio nacional de doze ateliers associados, somando mais de 200 projetos ativos dentro e fora do nosso país – incluindo Angola e França-, assumindo ainda toda a operação de que decorre no Reino Unido, onde tem dez equipas associadas e centenas de projetos em curso.

 

Objetivo é crescer 10% ao ano

Apresentada a nova identidade de marca, “estamos a elevar a fasquia quanto ao contributo do segmento B2B na nossa atividade, pois agora já dispomos das ferramentas necessárias não só para comunicar melhor o trabalho que já desenvolvemos até aqui, como para consolidar o nosso lugar também nesse mercado e, que no futuro isso se traduza em mais adjudicações”, afirma Mariana Morgado Pedroso.

Neste sentido, adianta, “temos uma meta de crescimento anual na ordem dos 10%. Temos uma faturação acumulada de 8,5 milhões de euros em Portugal, e só este ano deveremos atingir 1 milhão de euros de faturação, e o objetivo é continuar a crescer a um ritmo médio de 10% ao ano que, salvo nos anos do Covid, conseguimos sempre manter e, até superar”.

PUB
PUB