Um projeto de grande escala está prestes a tomar forma numa antiga propriedade do Estado, localizada na freguesia dos Olivais, em Lisboa. Com uma área superior a 42 mil metros quadrados, a nova urbanização incluirá uma residência universitária, edifícios habitacionais, um hotel, lojas e espaços verdes, avança o jornal Público.
Este novo empreendimento será erguido na Avenida Doutor Alfredo Bensaúde, na freguesia dos Olivais. O terreno de 42 mil metros quadrados foi adquirido em 2019 pela promotora Guadamad 2 Development à Estamo, empresa pública responsável pela gestão de imóveis do Estado, por um valor de 38 milhões de euros.
Neste antigo terreno público vai nascer uma nova centralidade na capital, com traço arquitetónico do ateliê Lisbon Office for Architecture and Design. Este é um dos últimos grandes terrenos vazios na cidade de Lisboa.
Estão previstas a construção de sete edifícios, com alturas que variam entre os oito e os 12 andares. O projeto incluirá 460 habitações, uma residência para estudantes com 750 unidades de alojamento e um hotel com capacidade para até 400 camas. Além disso, o megaempreendimento contará com áreas comerciais, um parque verde com 1,7 mil metros quadrados e 241 lugares de estacionamento público à superfície.
Neste momento, o projeto está em consulta pública até ao dia 8 de outubro. Contudo, ainda não foram divulgados os detalhes relativos ao investimento imobiliário estimado, assim como os prazos para o início e conclusão da obra.