Em Santo António dos Cavaleiros, no concelho de Loures, vai nascer um novo empreendimento com um investimento de 140 milhões de euros pela mão da AM|48.
O terreno recém-adquirido pela promotora imobiliária conta com duas zonas distintas e um total de área de construção superior a 80.000 metros quadrados, dos quais cerca de 90% dedicados à área residencial e os restantes 10%, à área comercial.
O projeto, que será apresentado no início do próximo ano, permitirá criar 400 novos apartamentos distribuídos por tipologias T1 a T4 e com estacionamento privativo.
Promotora aposta na descentralização de novas habitações
Trata-se de uma aposta da AM|48 na descentralização de novas habitações para fora dos principais centros urbanos, respondendo assim a uma necessidade cada vez maior de criar oferta de habitação para a classe média.
«Neste projeto vamos fazer a reabilitação urbana de uma zona há décadas abandonada no centro da freguesia, recuperando um loteamento com infraestruturas incompletas e consolidando uma maior centralidade através de novas habitações de qualidade e mais comercio local. Pretendemos dar uma nova qualidade de vida e vivência a Santo António dos Cavaleiros através das suas diversas vertentes, e tudo isto a apenas cinco minutos a pé da futura estação de metro, na linha violeta, já anunciada ao abrigo do PRR, cuja conclusão está prevista para o 2.º semestre de 2026», explica Alejandro Martins, CEO da AM|48.
Todo o piso térreo do novo projeto será dedicado a comércio, unindo uma superfície média/grande de retalho alimentar a um health club, que inclui ginásio, piscina e outras amenities como parafarmácia e várias lojas-satélite com produtos para animais, papelarias, entre outras.
A nova praça receberá ainda um parque infantil, jardins e espaço para esplanadas. O projeto irá contar na sua arquitetura e nos espaços verdes com várias espécies arbóreas e arbustivas nas fachadas, como se de um prolongamento do jardim municipal se tratasse, com o intuito de integrar o mesmo no empreendimento e na natureza. Assim, a reabilitação da centralidade irá permitir criar um novo local para compras, encontros de amigos ou passeios em família.
“Queremos trabalhar na valorização urbanística”
«Trata-se do coração da freguesia, à frente do jardim municipal e do centro de saúde, pelo que o novo projeto irá desempenhar um papel essencial na valorização da região e do próprio concelho. Queremos, mais uma vez, ir além do óbvio e trabalhar na valorização urbanística, que vem resolver um problema antigo, acrescentando valor tanto para os novos residentes do nosso projeto como para toda a envolvência», acrescenta o responsável da promotora.
«É um dos maiores projetos de nova construção em Portugal que tem a valência de revitalizar urbanisticamente o concelho no qual se insere através de uma proposta de qualidade inovadora e sustentável – valores-chave para a AM48», infere Alejandro Martins.
O projeto será apresentado no início do próximo ano, estando a sua conclusão prevista para 2030. A comercialização dos primeiros dois edifícios irá arrancar no primeiro trimestre de 2025 e as obras serão iniciadas por fases.