Decorre esta tarde no auditório da AICCOPN, no Porto, a conferência “Os desafios da construção 4.0: da descarbonização à transição digital”. O evento é organizado pela associação e será presidido pelo ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro.
A conferência é organizada numa altura em que esta área se assume como fundamental para a necessária capacitação e transformação das empresas do setor da construção e do imobiliário, e como fator determinante para o desenvolvimento da economia do país.
O evento contará também com intervenções do presidente da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, e de especialistas nesta área. O programa inclui também a cerimónia de distinção das empresas qualificadas com a marca R.U.-I.S. - Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável, com a entrega dos respetivos diplomas. Estas são empresas que se destacam pela sua solidez, implementação de ações inovadoras, respeito pelas exigências climáticas e ambientais e pela melhoria das competências dos seus recursos humanos.
Com esta iniciativa, a AICCOPN pretende «destacar e trazer a debate o tema da economia circular no setor da construção e do imobiliário, que se apresenta como uma prioridade nacional e europeia, para promover e assegurar uma redução do consumo energético dos edifícios, para a descarbonização da construção, favorecendo uma transição tecnológica e digital dos procedimentos e ferramentas de trabalho», pode ler-se em comunicado.
«Os novos e inovadores processos construtivos, designadamente a construção modular e off-site, os novos materiais disponíveis, a transição digital e as tecnologias como o BIM, a realidade aumentada, ou a impressão 3D, são caminhos obrigatórios para o futuro das empresas de construção e para a concretização atempada dos investimentos previstos no PRR e no Portugal 2030», afirma ainda a AICCOPN.
Recordando os atuais desafios e constrangimentos do setor, como a falta de mão-de-obra ou o aumento generalizado dos custos, a associação recorda que «urge direcionar as atenções para a necessária transição digital e tecnológica, trabalho que tem de ser incentivado e apoiado pelas instâncias competentes de modo a abranger as PME’s do setor da construção e do imobiliário. A presente iniciativa pretende ser um importante contributo para estimular e promover uma análise e reflexão sobre estas importantes matérias, rumo a um futuro mais qualificado, competitivo e mais sustentável».
A conferência decorre entre as 14h30 e as 18h no auditório da AICCOPN, no Porto.