A AEDAS Homes, promotora espanhola, aliou-se à LandCo, empresa do grupo Santander especializada no desenvolvimento integrado de terrenos e urbanismo, para lançar o seu primeiro projeto conjunto em Portugal. O local escolhido foi Portimão, no Algarve, onde será desenvolvido o Ribamar, um empreendimento habitacional a escassos 200 metros da Praia da Rocha.
O projeto prevê a construção de 116 apartamentos, entre T1 e T4, todos com terraços privados que podem atingir os 60 m². O edifício terá 16 andares e ocupará um terreno da LandCo com uma área de construção de 14.000 m² destinados a habitação e 2.200 m² para espaços comerciais.
Importa referir que este projeto inclui também uma opção de compra de outro terreno adjacente da LandCo, onde poderão ser construídas mais 116 casas, “se a procura se mantiver ativa e sustentável”, de acordo com os promotores.
Em declarações à agência Lusa, citadas pelo Algarve Primeiro, uma fonte próxima do projeto revelou que o investimento total previsto para as duas primeiras torres, incluindo a já apresentada no final de julho e uma segunda que poderá avançar consoante a procura, supera os 125 milhões de euros.
A comercialização do empreendimento já arrancou, estando a sua construção prevista para o 2º trimestre de 2026. Além dos 116 apartamentos, o projeto inclui ainda o desenvolvimento de diversas valências comuns aos residentes, incluindo piscina, ginásio, clube social, solário, zona infantil e espaço de coworking.