Saúde

Adjudicada construção do novo Hospital de Lisboa Oriental

Adjudicada construção do novo Hospital de Lisboa Oriental

Foi assinado esta segunda-feira o despacho conjunto de adjudicação da construção do novo Hospital de Lisboa Oriental, anunciou o Ministério da Saúde em comunicado.

Em regime de Parceira Público-Privada, o novo hospital será construído pelo Agrupamento de Concorrente constituído pelas empresas Hygeia – Edifícios Hospitalares, SGPS, S.A.; InfraRed Infrastructure V Investments Limited; Mota-Engil, Engenharia e Construção, S.A.; Mota-Engil Europa, S.A; e Manvia– Manutenção e Exploração de Instalações de Construção, S.A..

O novo hospital terá uma área de 180.000 metros quadrados na zona de Marvila, terá 875 camas, e vai assegurar «a maior parte da atividade do atual Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), que é constituído por seis unidades hospitalares dispersas fisicamente no centro da cidade de Lisboa: Hospital S. José, Hospital de Sta. Marta, Hospital de Sto. António dos Capuchos, Hospital D. Estefânia, Maternidade Dr. Alfredo da Costa e Hospital Curry Cabral», pode ler-se no comunicado do Ministério da Saúde. Terá todas as especialidades atualmente existentes no atual centro hospitalar.

Pode ler-se também que «a reorganização e redimensionamento da oferta hospitalar na região de saúde de Lisboa e Vale do Tejo proporcionará um melhor acesso de cuidados de saúde de qualidade a uma parte significativa da população da cidade de Lisboa, em primeira linha, da Região de Lisboa e Vale do Tejo em segunda linha e, ainda, como hospital de fim de linha para as populações do Alentejo e Algarve, contribuindo para a diminuição das desigualdades no acesso a cuidados de saúde diferenciados e de qualidade àquelas populações».

PUB
PUB