Mercado da reabilitação urbana evidencia aceleração da atividade em agosto.
De acordo com os resultados do inquérito da AICCOPN às empresas do segmento da Reabilitação Urbana, relativos a agosto, observa-se uma aceleração do nível de atividade, acompanhado pela manutenção de uma evolução positiva da carteira de encomendas e do licenciamento municipal.
Com efeito, o Índice de Nível de Atividade evidenciou um crescimento homólogo de 5,4%, confirmando uma aceleração face ao mês anterior, no qual se registou uma variação de apenas 0,5%. Paralelamente, o Índice da Carteira de Encomendas apresentou uma subida de 5,7% em termos homólogos, reforçando a tendência de crescimento da procura neste segmento.
Relativamente à Produção Contratada — indicador que mede o tempo médio de trabalho assegurado a um ritmo normal de execução — registou-se um valor de 10,8 meses, acima dos 10,1 meses observados em agosto de 2024.
No que respeita ao licenciamento municipal de obras de reabilitação urbana, até ao mês de julho foram emitidas 3.837 licenças, registando um crescimento homólogo de 5%. Este desempenho deve-se principalmente ao aumento de 9,7% observado no segmento de edifícios habitacionais, que totalizou 2.322 licenças emitidas.
Convém salientar que os dados de licenciamento dizem respeito apenas a intervenções sujeitas a controlo prévio municipal, não representando, portanto, a totalidade da atividade de reabilitação urbana realizada.