Energia

VELUX e Schneider Electric unem-se na compra de energias renováveis

VELUX e Schneider Electric unem-se na compra de energias renováveis

Os futuros PPA têm como objetivo permitir o desenvolvimento de novos projetos de energia renovável em todo o continente europeu, com a Schneider Electric a atuar como consultor de compra para o Grupo VELUX ao longo de todo o processo de aquisição.

Este acordo tem como principal objetivo auxiliar o grupo VELUX a alcançar a sua meta de obter 100% de eletricidade renovável (RE100) até 2023, trazendo novas energias renováveis para a rede; no âmbito do plano estratégico definido para alcançar a neutralidade de carbono em 2030.

Comprometendo-se em tornar-se uma empresa 100% neutra em carbono (alcance 1 e 2) até ao final da década, nesta fase o grupo líder de janelas de sótão está também a trabalhar para reduzir para metade as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor (alcance 3) até 2030. Simultaneamente, a empresa irá compensar toda a sua pegada de carbono através de projetos de conservação florestal, identificados e geridos pelo World Wildlife Fund (WWF).

Espera-se que, em conjunto, estas iniciativas apoiem o compromisso global do Grupo VELUX de alcançar até 2041 a Neutralidade de Carbono Vitalícia (Lifetime Carbon Neutral). Os possíveis PPA visam alcançar uma combinação de tecnologias limpas, oferecendo vantagens quer para os fornecedores de energias renováveis – ao garantir a solidez necessária para estabelecer uma nova geração de energia limpa – quer para os compradores – que, assim asseguram um compromisso a longo prazo para a compra de energia a um preço fixo.

No caso da VELUX, os PPAs poderão assegurar a estabilidade e a previsibilidade dos preços da eletricidade, bem como permitir à empresa abordar as suas emissões de gases de efeito estufa de alcance 2.

Atualmente, o grupo VELUX está a levar a cabo novos projetos de energia renovável não subvencionados nos países da UE, garantindo a incorporação de energia limpa na rede e substituindo, deste modo, a energia “castanha” produzida a partir de combustíveis fósseis.

«O planeta enfrenta uma dupla crise climática e da natureza, e estamos comprometidos com fazer a nossa parte para alcançar um futuro mais sustentável,» comenta Jörn Neubert, Senior Vice President for Supply do Grupo VELUX. «Estamos orgulhosos de estar entre as primeiras empresas do mundo, e a primeira empresa na indústria da construção, a assumir a responsabilidade pelas emissões de carbono passadas e futuras através do nosso compromisso Lifetime Carbon Neutral, e tendo esta parceria com a Schneider Electric como parte fundamental de tudo.»

Segundo Philippe Diez, VP EMEA Energy & Sustainability Services da Schneider Electric: «É uma honra para nós sermos parceiros do Grupo VELUX na sua viagem para acelerar a descarbonização com energia renovável. O Grupo VELUX é um ambicioso pioneiro da ação empresarial sobre o clima e a natureza. Assumir a responsabilidade não só pelo impacto passado, mas também pelas emissões futuras, é absolutamente inovador e inspirador. Estamos encantados por acelerar os seus objetivos climáticos e apoiar o seu compromisso final de se tornarem Neutros em Carbono de forma vitalícia até 2041.»

A compra de eletricidade renovável faz parte do compromisso do Grupo VELUX para eliminar a sua dependência em energia produzida por combustíveis. O objetivo inicial é melhorar a eficiência energética em todas as suas instalações, bem como estabelecer aquecimento e eletricidade renováveis, através da utilização de painéis solares. Tudo isto ajudará o Grupo VELUX a atingir o seu objetivo de zero emissões de carbono até 2030, em todos os seus centros de operações.

PUB
PUB