Com o objetivo de alentar as suas operações europeias com eletricidade verde até 2024, o Grupo Velux anunciou hoje um acordo inovador com a BayWa r.e.
Os Contratos de Aquisição de Energia vão impulsionar o desenvolvimento de dois novos parques solares no sul de Espanha, um próximo de Sevilha e o outro em Granada. Este último inclui a primeira instalação da BayWa r.e. da tecnologia inovadora Agri-PV, em Espanha, que permitirá o cultivo de plantações entre os painéis solares.
As duas centrais irão gerar 167 GWh de eletricidade renovável, por ano, para a Velux, o que corresponde ao consumo de eletricidade de aproximadamente 45.000 lares europeus.
Numa base anual, o novo PPA vai reduzir a pegada de carbono da Velux em cerca de 40.000 toneladas de CO2e provenientes das operações e atividades europeias da empresa.
Para Lars Petersson, CEO do Grupo Velux, refere que «a Velux sempre teve como objetivo trazer a luz do dia para a vida das pessoas, e agora estamos muito entusiasmados por aplicar a utilização da luz do dia, ou, mais especificamente, a energia solar, para descarbonizar as nossas operações com energia renovável nos próximos anos. Na nossa empresa comprometemo-nos a combater a crise climática e a mostrar uma liderança sustentável. E, com este acordo, estamos no bom caminho para atingir o nosso objetivo de reduzir em 100% as nossas emissões das operações até 2030».