A Schneider Electric estabeleceu uma parceria com a Start Campus para fornecer e operar a sua instalação SIN01 de 26 megawatts (MW), o primeiro edifício do projeto SINES DC. A instalação SIN01, em operação desde o quarto trimestre de 2024, utiliza um conjunto abrangente de soluções do portfólio EcoStruxure for Data Centers e Sustainability Services da Schneider Electric para estabelecer novos padrões de referência para cargas de trabalho resilientes e sustentáveis para clusters de IA, Cloud e computação acelerada por GPU.
A instalação inovadora, construída num terreno industrial reaproveitado nas proximidades de uma central elétrica desativada, foi projetada para proporcionar eficiência energética inigualável. Ao tirar partido de dados inteligentes das soluções de infraestrutura conectada da Schneider Electric e dos insights em tempo real possibilitados pelo software EcoStruxure da Schneider Electric, a empresa é capaz de alcançar níveis inigualáveis de eficiência operacional, fiabilidade e escalabilidade no SIN01.
“A visão da Start Campus para criar um dos maiores hubs de Data Centers de IA na Europa é algo sem precedentes, e para nós é uma honra ter colaborado com eles, trazendo toda a nossa experiência em Data Centers, edifícios, energia e indústria para ajudar a estabelecer os alicerces do SIN01”, comentou Jordi Garcia, VP Secure Power & Services, Iberian Zone da Schneider Electric. “Esta nova porta de entrada digital não apenas vai atrair mais investimento e inovação na região, como também permitirá aos fornecedores de hiper escala e Cloud tirar partido da capacidade de Data Centers líder mundial para alimentar a sua infraestrutura de IA de forma sustentável”.
No centro do projeto SIN01, a Schneider Electric forneceu soluções integradas e digitalmente otimizadas para todas as fases do ciclo de vida do Data Center. Estas incluem UPS Galaxy VX, quadros elétricos sem SF6, sistemas de distribuição elétrica com monitorização térmica e infraestruturas específicas para zonas de alta densidade e áreas técnicas.
Para garantir elevados níveis de disponibilidade, eficiência e segurança, foram implementadas as plataformas EcoStruxure BMS, PME, Energy Management e Planon, complementadas com serviços personalizados como monitorização remota, manutenção 24/7 e apoio técnico permanente no local. A Start Campus contou ainda com a consultoria da Schneider Electric na definição de uma estratégia de aquisição de energia 100% renovável, assegurando uma infraestrutura escalável, segura e energeticamente eficiente para alojar Data Centers de Cloud e Inteligência Artificial.
“Na Start Campus, estamos empenhados em criar as bases para a próxima geração de infraestruturas digitais sustentáveis e preparadas para a IA. A energia é um dos recursos mais críticos na infraestrutura digital atual. No entanto, não se trata apenas de ter acesso, mas de a gerir de forma eficiente, inteligente e sustentável em grande escala. A nossa colaboração com a Schneider Electric transforma a nossa forma de operar, integrando tecnologia energética de classe mundial e visibilidade em tempo real sobre todos os níveis da nossa infraestrutura”, afirmou Robert Dunn, CEO da Start Campus.
Localizado na costa sudoeste de Portugal, o SIN01 é agora a maior instalação de Data Center no país. O SIN01 foi otimizado para satisfazer as exigências de alto desempenho da IA, da Cloud de hiper escala e da aceleração digital, aproveitando a posição de Portugal como um centro energético de baixo pegada de carbono e alta disponibilidade. Atualmente, o país oferece um dos ambientes energéticos mais competitivos da Europa, suportado por uma oferta crescente de capacidade renovável.
A sua localização estratégica em Sines também permite o acesso direto a redes internacionais de alta capacidade e a rotas de conectividade submarina, convertendo-se numa nova e importante porta de entrada digital para a Europa, com cabos de fibra ótica que ligam à América do Norte, África e América Latina, ao mesmo tempo que proporciona latências competitivas a todos os centros económicos estratégicos europeus e mundiais.
A Start Campus, que anunciou recentemente um investimento de 8.5 mil milhões de euros para acelerar a construção do seu campus em resposta à procura de IA, é um dos únicos operadores na Europa que assegurou totalmente mais de 1GW de energia da rede.