Empresas

Solyd apresenta primeiro relatório de sustentabilidade

Solyd apresenta primeiro relatório de sustentabilidade

A promotora imobiliária Solyd Property Developers apresentou esta semana o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, Política de investimento Responsável e Programa de Responsabilidade Social Corporativa com um Plano de Ação ESG a 3 anos, em linha com o objetivo de neutralidade carbónica da Europa até 2050.

Para a administração da Solyd, «a internalização das questões de sustentabilidade no nosso negócio e o trabalho sobre estas temáticas ao longo da cadeia de valor, são pontos centrais na nossa atividade, já que permitem tornar-nos num agente ativo na promoção da transparência e das melhores práticas de sustentabilidade».

Acrescenta ainda que «esta é também uma forma de a Solyd dar resposta às exigências dos seus clientes, que cada vez mais preferem produtos e serviços com impacto positivo no meio ambiente e na sociedade».

Em comunicado, a promotora especifica que o seu Plano de Ação ESG foi concebido tendo em conta dois eixos específicos: o investimento em edifícios de alta qualidade com impacto positivo na comunidade, e a construção de relações éticas e responsáveis.

Algumas das boas práticas incluídas no seu Relatório de Sustentabilidade incluem a utilização de materiais recicláveis, reciclados e certificados nos projetos (como portas, caixilharias de alumínio, pavimentos flutuantes,…), a aposta na luz natural como forma de contribuir para a redução do consumo energético, a instalação de sistemas de aquecimento de água e climatização apoiados por painéis solares, bem como autoclismos com sistema que permite gerir o volume de água em cada descarga e torneiras equipadas com gestores de caudal.

Paralelamente, «a Solyd assume a responsabilidade de garantir a recolha e tratamento dos resíduos de construção e demolição, bem como uma análise adequada aos terrenos de construção relativamente à sua eventual contaminação, avaliando o impacto potencial nos ecossistemas e na biodiversidade, realizando análises de contaminação de solos e levantamentos geológicos, geotécnicos e arqueológicos, assim como o adequado tratamento das áreas verdes», pode também ler-se.

Relativamente à eficiência energética, a Solyd promove o uso generalizado de painéis solares nas coberturas dos seus edifícios, de bombas de calor para o aquecimento de água e climatização, postos de carregamento para veículos elétricos, e ainda oferece trotinetes elétricas para as deslocações de proximidade dos clientes do projeto Altear.

Sustentabilidade como estilo de vida

Para a Solyd, a sustentabilidade é também um estilo de vida, numa altura em que «em consequência da pandemia, as famílias procuram empreendimentos com mais pontos de contacto com o exterior e zonas verdes, que permitam uma rotina ativa ao ar livre, com uma localização próxima de uma série de valências que proporcionem uma vida equilibrada». Apresenta também neste relatório um programa de Responsabilidade Social Corporativa com atuação em quatro áreas: combate à desigualdade social nos jovens; melhoria da gestão territorial e das infraestruturas comunitárias onde os projetos estão inseridos; sensibilização sobre a importância da biodiversidade e da crise climática; e promoção de um estilo de vida saudável.

A sua Política de Investimento Responsável agora publicada tem como prioridade corporativa a integração ESG, tendo em conta critérios de investimento responsável, no momento da decisão de investimento e durante a evolução de cada projeto.

Em 2021, a empresa tinha já criado o cargo de Diretora de Sustentabilidade e Compliance, assumido por Cláudia Salvado, que completa que «a curto-prazo, pretendemos reforçar o nosso compromisso com a descarbonização através do cálculo da pegada de carbono dos nossos projetos e definir uma estratégia para reduzir e compensar as emissões de carbono dos mesmos».

PUB
PUB