Vai nascer em Sines uma nova unidade de produção fotovoltaica para autoconsumo. A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) lançou um concurso público para a construção de uma unidade de produção fotovoltaica na cidade que pertence ao distrito de Setúbal.
A nova unidade de produção fotovoltaica em Sines representa um investimento na ordem dos dois milhões de euros, de acordo com a Rádio Voz da Planície. A empreitada, com o nome de “Porto de Sines - Unidade de Produção Fotovoltaica para Autoconsumo”, tem como preço base, para a realização dos trabalhos, um valor a rondar os dois milhões de euros, sendo que o prazo de execução das obras é de 10 meses.
O concurso público pressupõe ainda o fornecimento e instalação de uma unidade de produção fotovoltaica para autoconsumo com dois megawatts, admitindo-se o reajuste deste valor, e respetiva interligação à rede elétrica portuária.
Nos últimos anos, Sines tornou-se num epicentro de vários novos projetos na área da energia e tecnologia. A título de exemplo, Sines recebeu um investimento de 3.500 milhões de euros para a instalação de um mega Data Centre – o Sines 4.0, o maior projeto de Data Centre, até à data, na Península Ibérica.