A sede da Ascendi, situada na zona da Boavista, no Porto, recebeu a certificação internacional BREEAM In-Use, alcançando o nível “Very Good” nas categorias Asset e Management.
No âmbito desta certificação, foram avaliados parâmetros como o consumo de recursos energéticos e hídricos, gestão de materiais e resíduos, biodiversidade, mobilidade e acessibilidade do edifício, além da saúde e bem-estar dos seus ocupantes.
Para a Ascendi, esta certificação «reconhece a dedicação e a colaboração entre os vários departamentos da Ascendi, que trabalharam com foco e compromisso para tornar este edifício um exemplo de sustentabilidade na cidade do Porto».
O edifício da Ascendi foi projetado pelo arquiteto André da Costa Almeida, que recupera a Antiga Litografia Lusitana. Foi desenvolvido a pensar especialmente nos seus utilizadores, «para que todos estejam conectados e de forma que a circulação de informação flua por todo o espaço, sem barreiras e com transparência», pode ler-se em comunicado.
Luís Silva Santos, CEO da Ascendi, destaca que «esta obra e este prémio reforçam o nosso compromisso com uma requalificação urbana que promove a sustentabilidade e oferece um local inspirador para a nossa equipa».
Este processo de certificação contou com o apoio especializado da GreenLab, entidade responsável pela formalização final do processo de certificação junto do BRE (Building Research Establishment).
A certificação BREEAM, desenvolvida pelo BRE no Reino Unido, é uma referência mundial na avaliação de práticas sustentáveis em edifícios, que permite medir e validar o desempenho ambiental dos espaços em operação, contribuindo para o equilíbrio ambiental e a valorização dos ativos no longo prazo.
De recordar que o Edifício Litografia Lusitana recebeu, em maio de 2022, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) na categoria de Melhor Solução de Sustentabilidade e o Selo de Acessibilidade atribuído pela Associação Salvador e o ICVM - Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, em setembro 2024.