Empresas

Schneider Electric alia-se à Finançor para acelerar transição energética e digital nos Açores



                      Schneider Electric alia-se à Finançor para acelerar transição energética e digital nos Açores
Fotografia fornecida pela Schneider Electric.

A Schneider Electric estabeleceu uma parceria estratégica com o Grupo Finançor para implementar um sistema avançado de monitorização e controlo de energia em todas as suas unidades.

A Schneider Electric implementou na Finançor o EcoStruxure Power Operation, uma solução avançada de monitorização e controlo energético que permitirá à empresa açoriana aumentar a eficiência, reduzir custos e reforçar o autoconsumo sustentável.

A nova solução monitoriza em tempo real o desempenho energético das instalações, deteta ineficiências, antecipa riscos e permite tomar decisões informadas com base em dados fiáveis e integrados. O sistema será aplicado a todas as unidades do grupo, independentemente da sua localização ou tipo de consumo, e destaca-se pela escalabilidade, independência face a fornecedores de energia, capacidade de integração de múltiplas fontes energéticas e pelo suporte técnico especializado que assegura longevidade e resiliência operativa.

Este projeto representa um passo decisivo na ambição da empresa açoriana de reforçar a sua eficiência energética e reduzir a pegada de carbono. Através desta plataforma digital, o Grupo Finançor conseguirá verificar perfis de consumo e de produção de energia local, gerar relatórios detalhados, gerir a informação para melhoria contínua, controlar sistemas estratégicos como refrigeração industrial ou carregamento de veículos elétricos, e até correlacionar dados de consumo com a produção de energia local e condições meteorológicas, otimizando todo o ecossistema energético da empresa.

O projeto inclui ainda hardware e equipamentos conectados da Schneider Electric, como centrais de medição de energia e gateways, bem como carregadores de veículos elétricos Schneider Charge Pro. Esta combinação de tecnologia garante não apenas uma gestão otimizada do consumo energético, como também a possibilidade de integrar soluções de mobilidade elétrica de forma eficiente e sustentável.

Para além da monitorização interna, este sistema permitirá também avaliar em tempo real a qualidade da energia fornecida pela rede elétrica em diversos pontos, abrindo caminho a uma possível interação mais inteligente e bidirecional com o sistema elétrico regional, oferecendo uma oportunidade única para que os Açores se posicionem como pioneiros na democratização do acesso à energia.

Neste momento, a Finançor conta já com mais de 2 MW de energia solar instalados e estabeleceu como meta alcançar 20% de eletricidade proveniente de fontes renováveis até 2026, um objetivo ambicioso para uma empresa que representa cerca de 4% do consumo de eletricidade na região.

“Esta parceria com o Grupo Finançor é um excelente exemplo de como a tecnologia pode responder a desafios reais de negócio e ambientais. A nossa missão é ajudar empresas a acelerar a sua transição energética e digital com soluções inteligentes, escaláveis e seguras. É um orgulho trabalhar com uma organização com esta visão e ambição, numa região única e com tanto potencial como os Açores”, nota Aroa Ruzo, Country Manager Portugal da Schneider Electric.

“Este projeto vem reforçar o nosso compromisso com a inovação, sustentabilidade e competitividade. A parceria com a Schneider Electric é baseada na excelência técnica e num profundo alinhamento de valores. Estamos a preparar o futuro da nossa atividade, mas também a mostrar que, mesmo em regiões como os Açores, existe capacidade e vontade para liderar a mudança. Esperemos que essa vontade seja partilhada por todos os atores do sistema energético”, afirma Romão Braz, Presidente Executivo do Grupo Finançor.

PUB
PUB