Mobilidade

Savills integra Pacto de Mobilidade Empresarial de Lisboa



                      Savills integra Pacto de Mobilidade Empresarial de Lisboa
Patrícia Liz, CEO da Savills Portugal


A Savills integra a partir desta quarta-feira o Pacto de Mobilidade Empresarial para a Cidade de Lisboa (PMEL), um compromisso promovido pelo WBCSD, pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), pelo BCSD Portugal e pelas empresas e instituições signatárias.

O PMEL tem como objetivo contribuir para uma mobilidade mais sustentável na cidade de Lisboa através de ações concretas, com as quais as empresas se comprometem, em articulação com a CML, os seus colaboradores, fornecedores e clientes. Através da adoção de novas medidas, comportamentos e soluções, em cooperação com o poder local, o PMEL irá estimular ações que visem otimizar e descarbonizar as operações e as frotas das diferentes entidades, promover a diversificação e integração do “mix” modal, e promover o crescimento do uso de transporte multimodal coletivo e inclusivo.

A ideia passa por estimular uma mobilidade mais ecológica, com a redução das emissões de CO2; inclusiva, que estimule o desenvolvimento de novos planos de mobilidade; eficiente, que promova parcerias e incentivos para tempos de viagem casa-trabalho mais curtos; e segura, que promova comportamentos seguros e responsáveis, alinhados com as políticas públicas e com o objetivo “zero mortos”.

Segundo a Savills, «a mobilidade urbana atravessa uma profunda transformação impulsionada por mudanças tecnológicas e culturais. Os cidadãos e os governos procuram soluções mais ecológicas e eficientes para responder às suas necessidades de mobilidade e, ao mesmo tempo, proteger o planeta. Ora, nenhuma cidade, instituição ou empresa pode enfrentar este desafio individualmente. A colaboração é vital para alcançar o objetivo de catalisar ações que tornem a mobilidade na cidade mais sustentável», pode ler-se em comunicado.

O caminho da Savills

Desde 2019, a aquisição de carros elétricos é obrigatória na Savills. Neste momento, a frota é composta em 50% por elétricos, 35% híbridos e 15% a combustíveis fosseis (já existentes anteriores a 2019).

Por outro lado, os 70 colaboradores da Savills já usam Passes Navegante. Foram também instalados 4 carregadores para carros elétricos nas instalações da empresa, e está em curso a criação de estacionamento para bicicletas.

Durante a pandemia, foi criada uma “pool” de carros para os colaboradores, que se mantêm em teletrabalho, usufruindo de salas de reunião remotas já desde 2017.

Enquanto consultores e no âmbito da mobilidade a Savills promove «a implementação de estacionamentos para bicicletas em todos os nossos projetos de renovação de edifícios (incluindo quando possível a criação de vestiários para troca de roupa e chuveiros, promovendo a mobilidade e a possibilidade de realizar desporto outdoor nos intervalo do trabalho); a promoção de lugares de parqueamento para carros verdes, com carregadores; ou soluções de Workplace que permitem, flexibilidade dos locais de trabalho, incluindo salas de reunião remotas, lugares rotativos que permitem soluções de teletrabalho, e mais importante, permite reunir equipas de trabalho conforme projetos ou ações de trabalho», explica a consultora.

pacto mobilidade empresarial.png

PUB
PUB