Comunidades energéticas

SANJOTEC e Cleanwatts criam Comunidade de Energia Renovável



                      SANJOTEC e Cleanwatts criam Comunidade de Energia Renovável

A incubadora SANJOTEC e a Cleanwatts, climate tech portuguesa, juntaram-se para criar uma Comunidade de Energia Renovável (CER) no parque de ciência e tecnologia da empresa em São João da Madeira.

Este projeto resulta de um concurso público promovido pela SANJOTEC. A Cleanwatts vai implementar esta CER com uma potência instalada de 260 kWp nas instalações da SANJOTEC nesta zona do distrito de Aveiro.

A criação desta nova CER deverá garantir poupanças significativas e promover a sustentabilidade e a eficiência energética ao nível local. A Cleanwatts estima que a SANJOTEC consiga garantir uma poupança superior a 700.000 euros durante a vida útil da instalação, e que em 20 anos todos os membros desta comunidade, que poderão ser mais de 40 famílias e negócios, possam acumular uma poupança estimada em cerca de 20.000 euros, evitando emissões de mais de 80 toneladas de CO2 por ano.

Maria João Benquerença, diretora de Comunidades de Energia Renovável da Cleanwatts, explica em comunicado de imprensa que «este contrato com a SANJOTEC prova que as Comunidades de Energia Renovável podem ser implementadas em diversos contextos, estimulando a inovação e a sustentabilidade, pelo que estamos entusiasmados por estabelecer uma comunidade pioneira num parque tecnológico em Portugal, promovendo um impacto ambiental positivo em São João da Madeira e em consonância com os desafios da transição energética».

Por seu turno, Jorge Sequeira, Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira e da SANJOTEC, refere que esta CER «posiciona São João da Madeira na vanguarda da transição energética e demonstra como o setor público e privado podem trabalhar juntos para beneficiar tanto o ambiente como a nossa região. Além disso, é um exemplo de como no nosso parque temos em consideração o compromisso tecnológico aliado à sustentabilidade e aos desafios do futuro».

Fundada em 2008, a SANJOTEC é um parque de ciência e tecnologia que se foca no apoio ao empreendedorismo e à aceleração de projetos de base tecnológica e criativa, nomeadamente disponibilizando espaços e respostas adequadas às suas necessidades, inclusive a transição de empresas em maturação para outras áreas de acolhimento. Insere-se numa região de grande atividade industrial, e tem vindo a criar um ecossistema empresarial ligado à indústria 4.0 e ao desenvolvimento de novos produtos.

Esta é «uma iniciativa estratégica do município de São João da Madeira, que visa apoiar ar técnica e cientificamente a comunidade empresarial, desempenhando um papel de agente facilitador e dinamizador na aproximação entre o tecido empresarial e a comunidade científica, tendo como missão contribuir para a promoção e o aumento da produtividade e competitividade do concelho e da região, através do apoio ao desenvolvimento e modernização das empresas existentes e na implementação de projetos empresariais inovadores», pode ainda ler-se em comunicado.

Neste momento, a SANJOTEC acolhe perto de 60 projetos empresariais, que empregam mais de 400 trabalhadores, com um volume de negócios global superior a 67 milhões de euros, 72% dos quais para exportação.

A Cleanwatts é uma empresa de climate tech portuguesa focada na melhoria da relação da sociedade com a energia ao nível local. Assume como missão «potenciar a transição energética através da gestão de ativos energéticos locais, permitindo assim tirar mais partido das energias renováveis e de cargas flexíveis, rumo a um futuro sustentável». Atualmente, tem mais de 210 Comunidades de Energia em Portugal contratadas com os seus clientes âncora, que são acompanhados por uma equipa multidisciplinar.

 

PUB
PUB