O Roca Group acaba de anunciar uma nova parceria com a Schneider Electric para definir a sua estratégia de descarbonização a nível global. Está já comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
A Roca opera atualmente em 170 países, e tem fábricas em 85, num total de 24.000 colaboradores. Decide agora estabelecer uma política comum no que toca à sustentabilidade, em conjunto com os serviços de consultoria sobre alterações climáticas da Schneider Electric.
Em comunicado, a empresa explica que este acordo vai consistir em três fases. Na primeira, o Roca Group definirá, com o apoio da Schneider Electric, a sua visão sobre o processo de descarbonização, com base numa análise do ambiente da empresa e na definição de novos objetivos.
Durante a segunda fase, a Schneider Electric estudará as fábricas do Roca Group para estabelecer compromissos de redução do consumo energético e das emissões, de implementação de geração de energia sustentável nas fábricas e de compensação das emissões que não seja possível eliminar.
Por fim, durante a fase de implementação, o Roca Group e a Schneider Electric avançarão na digitalização dos processos da empresa, e procederão à instalação de sensores nos diferentes centros de produção para monitorizar e otimizar o consumo de energia, com o objetivo de reduzir custos e emissões. Desta forma, a Schneider Electric irá ajudar o Roca Group a definir as suas necessidades de descarbonização, para que o grupo possa implementar projetos de redução de emissões e implementação de energias sustentáveis com os seus próprios recursos.
De recordar que o Roca Group já reduziu as emissões de CO2 em 8% em 2019 face ao ano anterior, valor que subiu para os 22% em 2020. O consumo de água nas fábricas reduziu-se em 24% no ano passado, e no âmbito do projeto Zero Waste o grupo reduziu em 28% a geração de resíduos, 71% dos quais já apresentam valor para outros processos de produção. Por outro lado, os produtos da marca para os espaços de banho procuram incorporar as tecnologias mais recentes para otimizar os consumos de água e energia.
Albert Magrans, CEO do Roca Group, refere em comunicado que «trabalhamos intensamente a cada dia para otimizar os nossos processos de produção, incorporando as tecnologias mais recentes para reduzir a nossa pegada ambiental, bem como para proporcionar à sociedade produtos para espaços de banho que conciliem o bem-estar e o respeito pelo meio ambiente. Longe de nos conformarmos, queremos continuar a avançar nesta estratégia e oferecer a todas as nossas divisões e fábricas um enquadramento comum que nos permita continuar a promover a nossa descarbonização».
Por seu turno, Josu Ugarte, Presidente da Schneider Electric para a Ibéria, destaca que «na Schneider Electric não estamos apenas comprometidos com a descarbonização da nossa cadeia de valor – queremos tornar-nos no parceiro digital em sustentabilidade e eficiência das empresas que estão a liderar essa mudança. O Roca Group é uma delas».
Conclui que «as empresas que incorporam a sustentabilidade na sua estratégia antecipam-se às exigências legislativas, atraem mais talento, têm melhor acesso a capital e reforçam a sua marca e o seu negócio, tornando-se mais atrativos para os diversos stakeholders».