Porto e Braga integram o ranking mundial dos líderes em ação ambiental e transparência, elaborado pela organização sem fins lucrativos Carbon Disclosure Project. São as únicas cidades portuguesas a integrar a lista.
Este ranking inclui 95 cidades, com uma população combinada de 108 milhões de pessoas, uma fração dos 4,2 mil milhões de pessoas que vivem no mundo, o que «representa uma necessidade urgente de mais cidades aumentarem a ambição climática para aqueles que vivem e trabalham nelas num período pós-COP26», considera a CDP, citada pelo Económico.
Outras 24 cidades europeias integram a lista, como Atenas, Barcelona, Berlim, Copenhaga, Pádua, Estocolmo e Zurique, que receberam a pontuação mais elevada da CDP, pela sua «transparência e ação ousada de mitigação e adaptação às alterações climáticas».
Para se distinguirem com a pontuação máxima, as cidades devem divulgar os dados ambientais publicamente e ter um inventário de emissões para toda a cidade, além de ter metas ambiciosas de redução de missões e de adoção de energias renováveis, bem como um plano de ação climática público.
China, Índia, Rússia ou EUA, alguns dos principais poluentes do mundo, não integram a lista. As cidades que fazem parte do ranking adotaram o dobro das medidas climáticas do que as restantes, e identificam mais do dobro de oportunidades relacionadas com o clima, como o desenvolvimento de transporte sustentável ou outros setores de tecnologia limpa.