A Câmara Municipal de Loures apresentou esta sexta-feira, 28 de julho, o projeto do novo parque verde de Loures, situado no agora Parque Tejo. Em 2024, um ano após a Jornada Mundial da Juventude, os terrenos do concelho de Loures que vão acolher o evento vão ser transformados num parque verde.
José Sá Fernandes, que representa o Governo na organização da JMJ, explicou que o futuro parque verde Loures, com 35 hectares, «será um ponto de encontro e de diálogo», de acordo com a Lusa, citada pelo Idealista/news.
A concretização deste novo parque em Loures vai representar um investimento por parte do Governo de cerca de 3,5 milhões de euros (+IVA) e deverá estar concluído no verão de 2024. O projeto prevê que o parque tenha cerca de 600 árvores e áreas para a implementação de equipamentos para restauração, manutenção e parque infantil.
O presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão (PS), sublinhou que a construção deste parque é «determinante para a projeção do concelho», cita o mesmo meio, acrescentando que Loures «já investiu aqui 8 milhões de euros e tínhamos de arranjar aqui sinergias para dar sequência a esse parque verde. Aí entrou a equipa de missão do Sá Fernandes que irá financiar toda esta obra. Foi uma ajuda enorme».
Ricardo Leão adiantou ainda que a autarquia tem como objetivo dar um uso futuro aos cerca de 15 hectares junto ao Rio Trancão e vai investir 2,5 milhões de euros na sua infraestruturação.
«Será através de uma verba, que vamos levar à próxima reunião de Câmara, em que grande parte dela será para, juntamente com a Águas Tejo Atlântico, fazer algo que é importante para o país, numa lógica ambiental, regar este importante espaço verde com água reutilizável», indicou.