A Madeira foi certificada com o galardão Prata da EarthCheck, enquanto “destino turístico sustentável”. A EarthCheck trata-se de uma entidade internacional de certificação nesta área.
Esta distinção reforça «o posicionamento da Madeira como um destino turístico com enfoque no desenvolvimento sustentável», informou o secretário madeirense com a tutela, Eduardo Jesus, à agência Lusa, citado pelo Observador.
Para o governante esta certificação «vem reconhecer e validar todo o trabalho desenvolvido pelo destino ao longo das últimas décadas na defesa de um território mais sustentável a nível ambiental, cultural, social e económico, comunicando segurança, confiança, e um compromisso sério e transparente para com a sustentabilidade», cita o mesmo meio.
“É da maior importância a região receber esta certificação”
Eduardo Jesus considera «da maior importância a região receber esta certificação», pois «dá resposta à preocupação dos consumidores», algo que «terá efeitos não só para os que visitam, mas também para aqueles que vivem na Madeira».
O responsável enfatiza que a «sustentabilidade é uma obrigação que ganha mais valor em função da capacidade de antecipação de práticas que nos possam distinguir de outros destinos». Eduardo Jesus refere que esta certificação, concedida por uma entidade mundial, confere «maior credibilidade ao destino».
O processo de certificação foi desenvolvido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura da Madeira, com início no final de julho de 2021, mediante a Direção do Turismo.
De referir que, num prazo de cinco anos, a Região Autónoma da Madeira poderá vir a receber um nível superior de certificação da EarthCheck: o Ouro. Para ser reconhecido com este galardão, a região «necessita continuar com a sua jornada sustentável, privilegiando a preservação dos seus recursos naturais, envolvendo toda a comunidade local», aponta Eduardo Jesus.