O projeto Camp In 2026-2026, da associação Just a Change, venceu o Prémio LIGAR – Energia para Todos, uma iniciativa do Observatório Nacional da Pobreza Energética (ONPE), coordenado pela ADENE. A cerimónia de entrega do prémio decorreu esta quarta-feira, no auditório do IAPMEI, em Lisboa.
Este prémio distingue soluções inovadoras no combate à pobreza energética, iniciativas que ligam a eficiência energética, a justiça social e o desenvolvimento comunitário, contribuindo para uma transição energética mais justa, resiliente e inclusiva. Foi agora atribuído a este projeto, que alia a reabilitação de habitações vulneráveis a ações de capacitação comunitária.
Foram também atribuídas três Menções Honrosas, reconhecendo projetos que se destacam pela sua inovação, impacto social e contributo para a mitigação da pobreza energética, nomeadamente ao Fundo Verde de Apoio às Famílias de Cascais, da Câmara Municipal de Cascais; ao Centro de Convergência – Comunidade de Energia Renovável de Telheiras/Lumiar, da Associação Viver Telheiras; e ao Asprela+Sustentável, um projeto da AdEPorto – Agência de Energia do Porto.
Na avaliação das candidaturas, o júri valorizou o alinhamento com metas nacionais e a proteção de consumidores vulneráveis; a definição clara de resultados e o impacto mensurável na vida dos beneficiários; a robustez e exequibilidade dos planos de atividades; o envolvimento ativo das comunidades locais; e o carácter inovador das soluções e o seu potencial de replicação.
Em comunicado, a ADENE recorda que o Prémio LIGAR surge no âmbito do Observatório Nacional da Pobreza Energética, que tem como missão acompanhar a evolução da pobreza energética em Portugal e apoiar o desenho de políticas públicas para a sua
erradicação. Considera que “mais do que um reconhecimento, este prémio é um incentivo à inovação social e tecnológica, à capacitação dos cidadãos e ao fortalecimento do ecossistema de entidades que trabalham no combate à pobreza energética”.