Escritórios

Hortas Noocity querem ser o novo ponto de encontro nos escritórios



                      Hortas Noocity querem ser o novo ponto de encontro nos escritórios

A Noocity, start-up portuguesa sediada no Porto, aposta nas hortas urbanas para potenciar a reconexão à natureza, nomeadamente nos edifícios de escritórios. Um espaço que pode vir a substituir ou a completar as tradicionais (e saudosas) pausas do café.

A empresa está empenhada em construir um regresso ao escritório «com mais propósito», através da instalação de uma horta biológica no terraço ou varanda, para «promover novas e melhores relações humanas e a fomentar a transição ecológica das empresas que se preocupam com os seus, os outros e o Planeta».

A Noocity tem como objetivo promover hábitos mais sustentáveis, e uma «profunda ligação com a natureza», através das suas hortas low-tech, ecológicas e eficientes. Já vendeu mais de 7.000 camas de cultivo para todo o mundo, nomeadamente para as grandes cidades, num momento em que «muitas empresas estão também a redefinir os seus espaços de trabalho, em linha com as tendências de teletrabalho, espaços colaborativos e de networking que irão ditar o futuro».

Horta Noocity Microsoft Lisboa, @AfonsoSousa
Horta Noocity Microsoft Lisboa, @AfonsoSousa

José Ruivo, fundador e CEO da Noocity, defende que «a pandemia despertou as pessoas para uma nova mentalidade e para a necessidade de viverem uma vida mais consciente – e também mais ao ar livre. O futuro do trabalho será certamente mais flexível, onde os próprios espaços de convívio dentro das empresas se transformam e reinventam em prol do seu bem-estar – e as hortas serão um elemento fundamental de ligação e conexão com as nossas origens», acredita.

«Ao terem uma horta, as empresas estão a contribuir para dinamizar a sua comunidade através de uma colaboração transversal, mas também a incentivar a criação de rotinas saudáveis no local de trabalho, com pausas que permitam às pessoas descontrair, reduzir o stress e fomentar relações com a sua equipa. Acreditamos que, nas empresas do futuro, as pausas no trabalho serão à volta da horta e não só ao pé da máquina do café!», destaca José Ruivo.

Já está no terreno o programa “Liga-te à Terra”, através do qual a Noocity instala hortas nos espaços exteriores das empresas e promove atividades regulares em torno das mesmas, com especial destaque para a tecnologia, relações humanas e qualidade de vida e bem-estar no trabalho.

As hortas são fornecidas por um conjunto de produtores de Portugal, França e Bélgica, que podem ser agricultores ou jardineiros urbanos, responsáveis por orientar e dinamizar todas as atividades no local com os clientes. Partilham os seus conhecimentos sobre a natureza, agricultura biológica e sustentabilidade, que inspirem a mudar hábitos individuais.

A Noocity conta atualmente com 100 clientes em todo o mundo, 70 dos quais em Portugal, entre os quais a Microsoft, a Farfetch, a Natixis ou a Blip, além de restaurantes como o Boa Bao ou o Pedro Lemos, no Porto, e de hotéis como o Crown Plaza, Hotel Selina ou o Sheraton, em Cascais. O seu objetivo é «transformar cada cidade numa Noocity. Um lugar onde cada cidadão vive em profunda ligação com a natureza e onde beneficia de uma vida sustentável e feliz».

José Ruivo, CEO e Fundador Noocity
José Ruivo, CEO e Fundador Noocity

PUB
PUB