Estudos

Estudo indica que painéis solares no telhado se pagam em 6 anos

Estudo indica que painéis solares no telhado se pagam em 6 anos

Os painéis solares no telhado amortizam-se em cerca de seis anos, o que torna possível que a eletricidade, gerada durante os restantes 19 anos de vida útil, seja gratuita.

É o que revela o estudo da Energy & Climate Intelligence Unit (ECIU), citado pelo site Antena Livre. «A rapidez na construção e implantação da energia solar, especialmente em telhados, oferece uma das soluções mais céleres para reduzir a procura de gás, juntamente com o bom isolamento das casas, uma vez que reduz a procura global de energia», aponta o estudo britânico.

A ECIU admite que esta seria uma solução para os atuais problemas energéticos devido aos preços mais elevados e voláteis do gás. O custo dos painéis solares fixa-se nos 62 euros por MWh (megawatt/hora), face aos 97 euros por MWh em 2025 para o preço do gás, custo previsto antes da atual crise.

De acordo com o estudo, os painéis solares combinados com armazenamento de baterias vão passar a custar 76 euros por MWh em apenas quatro anos. Estas baterias permitirão a uma central de energia solar fornecer eletricidade mesmo depois de escurecer.

PUB
PUB