Edifícios

Edifício MB4 obtém certificação BREEAM In-Use Excellent



                      Edifício MB4 obtém certificação BREEAM In-Use Excellent
Edifício MB4. Fotografia da Savills.

O Edifício MB4, na Avenida Miguel Bombarda, em Lisboa, obteve a certificação BREEAM In-Use com a classificação Excellent na vertente de Asset Performance, ao alcançar 73,7% na avaliação global. O resultado coloca o imóvel entre os edifícios de escritórios com melhor desempenho ambiental na capital, refletindo práticas consolidadas ao nível da eficiência energética, gestão de recursos e condições de bem-estar dos ocupantes.

Márcia Duarte, Associate Environmental Engineer da Savills, refere que “a classificação Excellent obtida pelo Edifício MB4 na certificação BREEAM International In-Use: Commercial Version 6 – Part I representa um marco relevante na promoção da sustentabilidade no setor imobiliário. Este resultado reflete o compromisso do proprietário em disponibilizar espaços de trabalho ambientalmente responsáveis e com condições de excelência para os seus utilizadores. O projeto materializa o conceito de “one stop shop” da Savills, ao integrar a intervenção do Departamento de ESG & Sustainability, enquanto BREEAM AP e Assessor, da BPC & Architecture, como autora do projeto e empreiteiro geral, e da equipa de Property Management da Savills Portugal. Este reconhecimento reforça a importância da colaboração e da adoção das melhores práticas internacionais em matéria de sustentabilidade”.

Com uma área de cerca de 9.600 m², o MB4 situa-se junto à Praça do Saldanha e à Avenida da República, numa zona de escritórios consolidada e bem servida de transportes. O edifício foi profundamente reabilitado e tornou-se um ativo eficiente, alinhado com as melhores práticas internacionais de sustentabilidade.

O certificado BREEAM In-Use incide, nesta fase, exclusivamente sobre o desempenho (Asset Performance), não abrangendo ainda a componente de gestão (Management Performance). A classificação ‘Excellent’ demonstra o cumprimento de critérios exigentes em várias frentes, desde a eficiência de recursos à qualidade do ambiente interior.

O MB4 regista pontuações elevadas em transporte (cerca de 90,9%), recursos (87,5%), água (78,94%) e saúde e bem-estar (75,55%), indicadores que refletem boas práticas na gestão de consumos, acessibilidade e conforto dos ocupantes.

PUB
PUB