Edifícios

Edifício Liberdade 242 obtém certificação BREEAM InUse

Edifício Liberdade 242 obtém certificação BREEAM InUse

A Cushman & Wakefield anuncia a certificação do edifício Liberdade 242, propriedade da AFIAA, pelas suas características sustentáveis.

O edifício, localizado na Avenida da Liberdade, foi distinguido com a certificação BREEAM InUse – um dos principais sistemas de certificação de sustentabilidade de edifícios reconhecido internacionalmente – com a classificação “Good” na Parte 1 – Asset Performance (performance do ativo). As categorias mais bem pontuadas foram Transporte (72.73%), seguida das categorias Energia (64.62%) e Saúde e Bem-estar (48.94%).

O edifício, construído em 1969 e totalmente reabilitado em 2018, totaliza aproximadamente 9.600 metros quadrados de área bruta locável distribuídos por 12 pisos e conta com 25 lugares privativos de estacionamento.

Quase na totalidade ocupado pela seguradora Generali, o Liberdade 242 é um dos mais representativos edifícios da Avenida da Liberdade. O edifício é atualmente gerido pela Cushman & Wakefield que tinha já assessorado a AFIAA no processo de aquisição deste edifício, em 2022.

A certificação BREEAM In-Use, em particular a Parte 1, atesta a performance do edifício num conjunto alargado de requisitos agrupados em diferentes categorias de sustentabilidade, que contribuem para a classificação global obtida. No caso do Liberdade 242 destaca-se a performance energética do edifício e o foco na criação de um ambiente saudável, confortável e seguro para os ocupantes, refletido nas classificações obtidas nas categorias “energia” e “saúde e bem-estar”. A localização privilegiada no centro da cidade permite um bom nível de acesso a transportes e serviços, o que é naturalmente refletido na categoria “transporte”.

«Estamos orgulhosos deste resultado e iremos continuar a apoiar a melhoria contínua do desempenho deste edifício, estando já a trabalhar num plano para a renovação da certificação, com o objetivo de evoluir para uma classificação Very Good», comenta Teresa Bártolo, Assessora BREEAM, Sustainability & ESG Senior Consultant.

PUB
PUB