Edifícios

Edifício Ageas ICON Douro recebe certificação BREEAM



                      Edifício Ageas ICON Douro recebe certificação BREEAM
Fotografia cedida pelo GRUPO AGEAS PORTUGAL.

O Edifício Ageas ICON Douro foi certificado internacionalmente pela BREEAM, com a classificação Excelente, e uma pontuação global de 73.5%, na categoria Shell and Core. Esta distinção vem reforçar o compromisso do Grupo Ageas Portugal com a sustentabilidade, que já havia sido reconhecido no início deste ano com a certificação no edifício Ageas Tejo.

A BREEAM é um dos métodos mais abrangentes e reconhecidos globalmente para avaliar o desempenho ambiental e a sustentabilidade dos edifícios. A classificação Excelente demonstra o elevado padrão de sustentabilidade alcançado pelo Edifício Ageas ICON Douro.

O edifício destacou-se nas diversas categorias da avaliação BREEAM, nomeadamente em Transport onde alcançou a totalidade da percentagem (100%) devido à localização privilegiada do edifício, próximo a serviços e transportes públicos, bem como à disponibilização de estruturas para ciclistas (lugares equipados com racks para a fixação de 48 bicicletas e existência de balneários no edifício) e com 65% dos lugares de estacionamento equipados com postos de carregamento de veículos elétricos.

Também a categoria Energy se destacou alcançando uma pontuação de 92%, dado que o edifício economiza 65% de energia face a um edifício de referência (sistemas de iluminação e AVAC muito eficientes, renováveis) e que 50% dos consumos de eletricidade do edifício são garantidos por uma central fotovoltaica instalada na cobertura.

Por fim, a categoria Land Use and Ecology também se destacou (90%) graças à recuperação de uma zona degradada anteriormente ocupada por ruína de um bairro de habitação pré-fabricada e de instalações industriais, bem como a criação de novos espaços verdes que apresentam uma grande diversidade de espécies nos diferentes estratos de vegetação e um lago que também é um elemento de grande riqueza ecológica pela presença de flora aquática e a possibilidade de ser povoado por peixes.

Segundo Sylvie Vanhoenackere, Diretora de Investimentos Imobiliários do Grupo Ageas Portugal, “no Grupo Ageas Portugal estamos comprometidos em cumprir critérios ambientais exigentes e, por essa razão, obter a Certificação Internacional BREAAM é, para nós, motivo de orgulho e um reflexo do nosso compromisso. O nosso Edifício ICON Douro, no Porto, foi inaugurado em 2022 e desde o início que foram implementadas práticas que promovem a eficiência do mesmo, nomeadamente a inclusão de painéis fotovoltaicos para produção de eletricidade que forneceram 50% do consumo total de energia do edifício, no ano passado. Tal como aconteceu com o edifício de Lisboa, acreditamos que uma construção sustentável traz grandes benefícios económicos e sociais para todos.

Criado de raiz para ser a sede do Grupo Ageas Portugal no Porto, o edifício localizado entre a VCI e a Avenida AEP assenta na materialização da visão da marca, como uma organização única, mais ágil, dinâmica, eficiente e sustentável. O ICON Douro, um edifício de cincos pisos projetado pelo arquiteto Luís Pedro Silva, e com 7600 metros quadrados, está inserido na comunidade ICON – uma coletividade projetada, construída e dinamizada pela Civilria com o principal intuito de proporcionar aos Colaboradores e visitantes um espaço onde o bem-estar e a funcionalidade são prioridades.

"As medidas sustentáveis que a certificação BREEAM atesta trazem mais-valias nas mais diversas frentes, nomeadamente: a nível económico, com a redução dos custos operacionais a longo prazo; e a nível social, contribuindo para um ambiente mais saudável e produtivo para os ocupantes. O ICON Douro reflete este compromisso com práticas responsáveis por parte da Civilria, que já conta com edifícios no seu portefólio certificados em sustentabilidade, desde 2011. Apostar neste tipo de certificações é afirmar o nosso compromisso com um futuro mais sustentável — porque a sustentabilidade é, sem dúvida, o futuro!", explica Artur Varum, CEO da Civilria.

PUB
PUB