Comunidades Energéticas

Cleanwatts lança primeiro projeto Business Park A++



                      Cleanwatts lança primeiro projeto Business Park A++

Foi lançado em Febres o primeiro projeto Business Park A++, incluído no Comunidades A++, programa comunitário de eficiência energética da Cleanwatts que visa a criação de Comunidades de Energia Renovável em diferentes contextos, tais como parques empresariais e empreendimentos turísticos.

A empresa Santos e Santos, localizada na Zona Industrial de Febres, é o cliente-âncora deste projeto inaugural do Business Park A++, que teve o seu lançamento público há cerca de um mês e já está a partilhar energia com cerca de uma dezena de empresas.

Vão ser apoiadas, no total, 1375 famílias carenciadas. A Comunidade de Energia de Febres tem como objetivo a sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia em Febres e o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região.

A CER tem a sua central fotovoltaica de 886kW, com um total de 1.626 painéis, instalada na sede da empresa Santos e Santos. Através da sua Comunidade de Energia Renovável, a região de Febres vai reduzir a fatura de energia e dar um passo significativo no sentido da sua independência energética: cerca de 52% da energia consumida pela Santos e Santos passa a ser proveniente da Central Solar (autoconsumo).

A empresa vai tornar-se climate-positive com esta comunidade, gerando mais 583% de energia verde do que a totalidade do seu consumo e vai, ainda, evitar a emissão para a atmosfera de 388 toneladas equivalentes de CO2 por ano e atingir a neutralidade carbónica em 683%.

“A ideia do programa Business Park A++ é criar um modelo que possa ser replicado, em grande escala, em todos os Parques Industriais e Empresariais do país, pois todos eles têm um perfil de consumo, gastos e necessidades semelhantes – perfil esse ao qual este nosso programa responde”

Segundo José Basílio Simões, cofundador e administrador da Cleanwatts, «para além das conhecidas vantagens que este programa traz aos Parques, o nosso objetivo é que essas vantagens possam ser estendidas ao resto da comunidade. Esta CER de Febres, por exemplo, já está a servir toda a comunidade de Febres. Está em pleno funcionamento e pronta para receber novos membros, e para além de permitir à Santos e Santos apoiar famílias carenciadas e em situação de pobreza energética, terá ainda um forte impacto ambiental, aumentará a neutralidade carbónica da empresa e contribuirá para a sua independência energética».

PUB
PUB