A ChargeGuru, especialista europeia em carregamento de veículos elétricos, duplicou em 2024 o número de projetos realizados em Portugal face ao ano passado, num ano em que as vendas de automóveis elétricos continuaram a aumentar no país.
Neste ano, a empresa também aumentou a sua equipa em 40%. Este crescimento é explicado não só pelo clima favorável do mercado, mas também pela oferta de uma solução de carregamento coletiva para condomínios e pela realização de novas parcerias, bem como pelo reforço das colaborações já existentes.
Em março deste ano, a empresa lançou o seu serviço de carregamento coletivo, e conta agora com mais de 8.000 lugares capacitados para este serviço nas cidades onde a solução foi aprovada, nomeadamente Porto, Lisboa e Braga. A ChargeGuru também expandiu os seus serviços de instalação de sistemas de carregamentos para particulares e empresas em Portugal, duplicando o número de projetos face ao ano anterior.
Este ano, a empresa associou-se à APEGAC – Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios, om o objetivo de preparar os edifícios para a mobilidade elétrica. A par disso, uniu também forças com a Free2move eSolutions e foi a responsável por coordenar a instalação de 600 unidades eProWallbox Move em 5 Administrações Regionais de Saúde (ARS) e 7 Unidades Locais de Saúde (ULS), todas sob a responsabilidade do Ministério da Saúde em Portugal.
Em comunicado de imprensa, Marcus Torres, diretor geral da ChargeGuru Portugal, afirma que «o crescimento da mobilidade elétrica em Portugal vai exigir que tanto os condomínios, como as empresas se preparem a nível de infraestrutura de carregamento». E completa que «esta transição para a mobilidade elétrica pode, a certo ponto, ser impedida por uma excessiva dependência da infraestrutura de carregamento pública, as pessoas podem atrasar a decisão de comprar um veículo elétrico quando veem constantemente os carregadores públicos com filas. O carregamento em casa e no local de trabalho será fundamental para uma adoção maciça de veículos elétricos».
A ChargeGuru refere no mesmo comunicado que «está agora concentrada em resolver os problemas dos parques de estacionamento para residentes de zonas urbanas que pretendem ter uma mobilidade mais sustentável, bem como em estabelecer novas parcerias comerciais que lhe permitam continuar a expandir o negócio».