Os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra no Grande Porto reduziram consumos de água e energia. Ao longo dos últimos 10 anos, os centros comerciais da Sierra, em Portugal, têm vindo a reforçar as práticas sustentáveis em todas as suas operações, com objetivo de minimizar o seu impacto ambiental, em diferentes áreas, com foco na energia, água e resíduos.
O MaiaShopping é o centro que mais se destaca pelos números alcançados, com reduções no consumo de energia na ordem dos 53% e na água de 53%. É ainda aquele que tem, atualmente, uma maior capacidade de reciclar os resíduos produzidos: 95%.
Já em Vila Nova de Gaia, tanto o ArrábidaShopping como o GaiaShopping demonstram comportamentos semelhantes em relação à energia: ambos passaram a consumir praticamente metade, face a 2023, apresentando diminuições de 49% e 48%, respetivamente. Em relação à água, o primeiro demonstra uma redução de 23% e o segundo de 9%, estando comprometidos em continuar este percurso. Atualmente, reciclagem à volta dos 70% dos resíduos que produzem – 73% o Arrábida e 67% o GaiaShopping.
Localizado na cidade do Porto, o Via Catarina Shopping junta-se a este balanço com números como a diminuição de 27% na energia consumida e a subida do total de resíduos reciclados para 88%, em 2023.
Em Matosinhos, o NorteShopping destaca-se pela descida de 33% no consumo de água, na última década, e pela redução de 28% na energia gasta. No campo dos resíduos, 75% daquilo que é produzido no centro comercial é reciclado.
Para chegar a estes números, os espaços geridos pela Sonae Sierra, no Grande Porto têm colocado em prática uma série de medidas, que vão desde a substituição das luzes tradicionais pelas LED à instalação de sensores automáticos de iluminação, passando pela otimização do horário de iluminação e pelo controlo e ajuste das horas de funcionamento dos equipamentos de ar condicionado.
De forma a conseguirem ter uma gestão mais eficiente da água, foram implementados mais de uma dezena de procedimentos, entre os quais a reutilização de água das chuvas, dos lavatórios e da purga das torres de arrefecimento e a instalação de torneiras com sensores e caudais reduzidos. O mesmo comportamento tem sido aplicado aos resíduo: realização de estudos de caracterização dos resíduos e avaliação dos fluxos dos mesmos à instalação de mesas de triagem de resíduos indiferenciados, recolha dos orgânicos, levantamento de resíduos específicos porta-a-porta, sem esquecer formação e sensibilização dos colaboradores, lojistas e visitantes.
Neste contexto, este verão, é lançada a campanha “Sustentabilidade no Centro”, que, através de peças criativas colocadas nos centros comerciais, revela os avanços conquistados, desde 2013, em cada um dos espaços. Os formatos de comunicação incluem mupis e mensagens em locais estratégicos, nomeadamente, nos espelhos das casas de banho e junto aos caixotes do lixo. Envolvidos nesta campanha estão ainda outros centros geridos pela Sonae Sierra, por todo o país, que revelam também as suas métricas, nomeadamente.