A Cushman & Wakefield anunciou esta semana que está oficialmente habilitada a realizar certificações de desempenho hídrico de edifícios de acordo com o referencial AQUA+, nas tipologias Comércio & Serviços e Residencial.
O AQUA+ é uma ferramenta desenvolvida pela ADENE – Agência para a Energia que avalia e promove a eficiência no uso da água em edifícios, contribuindo para uma gestão mais sustentável dos recursos hídricos. Reconhecida como um importante indicador de compromisso ambiental e responsabilidade social, esta certificação aplica-se tanto a novos projetos como a edifícios existentes.
A partir de agora, a C&W pode prestar serviços de certificação a todos os clientes que pretendam valorizar os seus ativos imobiliários, melhorar o seu desempenho hídrico e alinhar-se com as melhores práticas de sustentabilidade.
Teresa Bártolo, Consultora ESG na C&W, comenta que “esta qualificação consolida o nosso papel como consultora estratégica na transição para um setor imobiliário mais sustentável, permitindo-nos apoiar os nossos clientes com soluções que combinam eficiência hídrica, valorização dos ativos e responsabilidade ambiental”.
A consultora recorda que a promoção e implementação de medidas de resiliência hídrica está a ganhar cada vez mais relevância entre investidores imobiliários, que demonstram disponibilidade para pagar um valor superior por edifícios sustentáveis. Em vários estudos recentes publicados pela consultora, há evidência de que investidores institucionais estão dispostos a pagar entre 10% e 20% mais por ativos alinhados com a Taxonomia Europeia e o SFDR (Sustainable Finance Disclosure Regulation). Com este novo passo, a equipa especializada em Sustentabilidade e ESG da consultora está habilitada a certificar edifícios com os selos WELL, Fitwel, BREEAM e LEED.