Certificações

Avenue garante certificação LEED Gold para o edifício Lumnia

Avenue garante certificação LEED Gold para o edifício Lumnia
Foto: Fernando Guerra FG+SG

O edifício Lumnia, parte do complexo de escritórios EXEO Office Campus em Lisboa, promovido pela Avenue, recebeu a certificação de sustentabilidade LEED Gold (Leadership in Energy and Environmental Design).

Esta certificação é desenvolvida pelo U.S. Green Building Council (USGBC), o conceituado programa de certificação internacional de edifícios. A certificação LEED avalia a conceção e a construção dos edifícios, com o objetivo de assegurar que o desempenho ao longo do seu ciclo de vida é cada vez mais sustentável e a sua pegada ambiental é a menor possível, contribuindo desta forma para o conforto e bem-estar dos seus utilizadores.

Na sua avaliação, o Lumnia conseguiu 71 pontos, a mais elevada registada em Portugal até ao momento para uma certificação do tipo Core & Shell.

Aniceto Viegas, CEO da Avenue, comenta em comunicado que «desde a fase de conceção do EXEO Office Campus, em que o Lumnia se insere, adotámos práticas sustentáveis que refletem a nossa preocupação com o ambiente e com o bem-estar dos utilizadores deste espaço. A eficiência ao nível energético e hídrico, o conforto térmico e acústico do edifício, a maximização dos espaços verdes e as soluções de mobilidade implementadas no interior e à volta do campus, são alguns exemplos do compromisso que assumimos».

O empreendimento de escritórios EXEO Office Campus pretende materializar o conceito de bem-estar e flexibilidade. Inclui três edifícios distintos, Aura, Lumnia e Echo, que se alinham «numa linguagem arquitetónica que dissolve as fronteiras entre o interior e o exterior em espaços fluídos e dinâmicos, procurando um diálogo com as paisagens em redor, através de amplas fachadas de vidro, transparências e terraços multifuncionais que mergulham os espaços em luminosidade natural», descreve a Avenue.

O Lumnia é o edifício de maior dimensão. Tem 30.000 metros quadrados e foi concluído em dezembro de 2021. O Aura, de 16.500 metros quadrados, foi concluído em julho de 2023, prevendo-se a conclusão do Echo, com 21.500 metros quadrados, ainda no final deste ano.

PUB
PUB