A ABNZ iniciou recentemente a construção do primeiro de nove projetos fotovoltaicos planeados em Portugal, como parte de um investimento total de 450 milhões de euros.
A construção da Central Fotovoltaica de Gemunde, localizada em Vila Nova de Famalicão, começou nas últimas semanas e deverá intensificar-se a partir de setembro, segundo Luís Selva, Diretor Geral da ABNZ, em declarações ao ECO/Capital Verde. A central está prevista para entrar em operação no segundo semestre de 2025.
Embora a empresa não revele o valor específico investido neste projeto, foi divulgado que a central terá uma potência instalada de 49 megawatts, o suficiente para fornecer energia limpa a cerca de 14 mil casas e reduzir a emissão de 21,5 mil toneladas de dióxido de carbono por ano.
Simultaneamente, a ABNZ está a avançar com o processo de licenciamento para duas outras centrais fotovoltaicas: uma em Ameal (19 MW) e outra em Muro (30 MW), ambas situadas em Vila Nova de Famalicão e na Trofa, respetivamente. A empresa indica que ambos os projetos estão na fase final do licenciamento e deverão começar a construção no primeiro semestre de 2025.
A ABNZ também está a explorar a possibilidade de integrar diferentes tecnologias nos seus projetos, incluindo a produção de energia eólica e tecnologias de armazenamento, embora ainda não tenha decidido sobre a implementação destas opções. A ABNZ opera em Portugal, Espanha e Itália, com um portfólio de projetos fotovoltaicos que soma 1,7 gigawatts (GW), dos quais 600 megawatts estão em Portugal.