A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA) estão a liderar o projeto “Turismo + Sustentável”, financiado no âmbito do Plano de Promoção e Eficiência no Consumo de Energia aprovado pela ERSA – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, e incluído no Plano Turismo + Sustentável do Turismo de Portugal. Este projeto pretende promover a eficiência energética no setor hoteleiro em Portugal, respondendo aos desafios de sustentabilidade e competitividade que o setor enfrenta atualmente.
Em comunicado, a AHP explica que esta parceria consiste no desenvolvimento de uma Plataforma de Monitorização e Gestão Energética e Ambiental - a Plataforma T+S - que recolhe, de forma automatizada, dados sobre o consumo de energia elétrica, gás e água, bem como dados relativos à produção hoteleira na perspetiva de negócio, permitindo analisar, avaliar e reportar o estado e evolução do desempenho energético do hotel e ainda compará-lo com outros estabelecimentos hoteleiros com características semelhantes.
A reunião de arranque deste projeto decorreu a 26 de janeiro, contando com a participação de 5 hotéis piloto associados da AHP, entre os quais o Grande Hotel do Porto, Lisbon Marriott Hotel, Pestana, Salgados Palace e Terceira Mar Hotel. Segundo a AHP, «estes estabelecimentos foram escolhidos pelas suas características e perfis de consumo e operação distintos, onde vão ser implementadas e testadas ferramentas tecnológicas e práticas destinadas a melhorar o seu desempenho energético».
Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, destaca a importância do projeto, que «reforça o nosso compromisso coletivo para com os objetivos de desenvolvimento sustentável, através da promoção da eficiência energética na hotelaria». E avança que «depois deste grupo-piloto, é nosso objetivo alargar este projeto a todos os nossos associados, visto estar em linha com o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Programa HOSPES e que, entre outros fins, pretende capacitar a indústria hoteleira com ferramentas que lhe permitam, objetiva e mensuravelmente, ser cada vez mais sustentável».
Por seu turno, o diretor técnico da ENA, Orlando Paraíba, realça o propósito do "Turismo + Sustentável", e o «nosso objetivo criar ferramentas tecnológicas que permitam analisar, avaliar e reportar o desempenho energético de cada hotel, contabilizar e gerir os recursos e as emissões de gases com efeito de estufa, quer em termos individuais e comparativos, quer em termos de informação mais agregada do setor da hospitalidade».