Em representação do Governo português, a ADENE, na pessoa do seu presidente, Nelson Lage, marcou presença na Conferência de Alto Nível da Agência Internacional de Energia, Banco Central Europeu e Banco Europeu de Investimento sobre “Como Garantir uma Transição Ordenada para Energias Limpas na Europa”, que decorreu a 20 de setembro, em Paris.
Nelson Lage participou na sessão “Intensificar o Investimento na Transição para as Energias Limpas”, deixando o alerta de que «a Europa deve equilibrar objetivos climáticos ambiciosos a longo prazo com a segurança do abastecimento energético a curto prazo». Para isso, é necessário «um quadro político comum para financiar a transição climática e energética».
Para Nelson Lage, a transição energética é «uma oportunidade única para a Europa, mas também um enorme desafio», e deu o exemplo do que Portugal está a fazer no caminho da descarbonização, recordando que «Portugal tem vindo a abandonar a utilização de combustíveis fósseis, substituindo-os pela produção endógena a partir de fontes renováveis». E alertou para a necessidade de «reforçar os instrumentos financeiros em toda a Europa para tornar a energia limpa mais acessível e reduzir os custos de investimento».
Esta conferência contou com a presença da Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, do Presidente do Banco Europeu de Investimento, Werner Hoyer, e do Diretor Executivo da AIE, Fatih Birol, entre outros.
À margem da conferência, o presidente da ADENE teve reuniões sobre futuras iniciativas para acelerar a transição energética e sustentabilidade com personalidades como Ann Mettler, Vice-President Europe Breakthrough Energy, a organização fundada por Bill Gates, e com quem a ADENE discutiu ideias no âmbito do financiamento de novos projetos, comunidades de energia renovável (inclui agrofotovoltaico) e economia azul; ou Nick Mabey, Director eco-CEO da E3G (Third Generation Environmentalism), um think tank que defende a necessidade de acelerar uma transição global para um futuro de baixo carbono. Nesta reunião foram debatidas ideias no âmbito do apoio ao desenho e à implementação de políticas públicas.
Nelson Lage também se reuniu com Laurence Tubiana, CEO da European Climate Foundation, analisando iniciativas no âmbito de ações de capacitação e aumento de literacia energética.