A ADENE e a Associação Portuguesa da Energia (APE) assinaram a 23 de janeiro um protocolo de colaboração no âmbito da Rota da Energia, com o objetivo de promover a literacia energética.
A ideia é implementar várias atividades relativas à Rota da Energia, através da qual a ADENE vai promover sessões de informação, sensibilização e formação, presenciais ou à distância, «levando o conhecimento até às pessoas, incentivando a vontade de saber mais sobre o mundo da energia e dar a entender o papel dos cidadãos na construção de um mundo mais sustentável», refere a agência em comunicado.
Ana Paula Rodrigues, vice-presidente da ADENE, reforça que a Rota da Energia «espelha as várias áreas de atuação da ADENE, desde a eficiência energética até à eficiência hídrica, passando pela mobilidade». João Torres, Presidente da Direção da APE, e Morais Sarmento, Secretário-Geral, afirmam que, com a assinatura deste protocolo, «existe um caminho de colaboração a seguir e que a APE está pronta para cumpri-lo».
Nelson Lage, presidente da ADENE, destaca ainda que «este protocolo abre as portas a futuras colaborações com a APE, estando o foco atual em duas das suas iniciativas, a Future Energy Leaders Portugal (FELPT) e as Mulheres na Energia (MnEn)». Por um lado, a Future Energy Leaders Portugal (FELPT) liga jovens profissionais de Portugal a uma rede global de futuros líderes da energia, através da interação com o programa Global FEL do World Energy Council, oferecendo uma oportunidade única de desenvolver competências e participar no debate das questões energéticas críticas. A iniciativa Mulheres na Energia (MnEn) pretende colmatar o défice de género existente no setor da energia em Portugal, conectando mulheres que trabalham na indústria da energia e atividades conexas, promovendo a discussão e partilha de experiências entre gerações e origens e a capacitação, visando a equidade no setor ao nível da liderança.