A ADENE, a APPII, a Confidencial Imobiliário e a Vida Imobiliária assinaram esta segunda-feira, dia 24 de janeiro, um protocolo de cooperação e colaboração que vai apoiar os objetivos da Diretiva Europeia sobre o Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD), da Estratégia de Longo Prazo para a Renovação de Edifícios (ELPRE) e outras iniciativas e projetos de promoção da eficiência no uso de recursos no setor da construção e do imobiliário de modo a atingir as metas nacionais de descarbonização e da transição energética.
O protocolo vai permitir às partes estreitar a sua colaboração na formação e capacitação dos promotores imobiliários, na promoção do intercâmbio de informação e também na avaliação dos impactos da ELPRE.
Para Nelson Lage, Presidente da ADENE, este protocolo é o cumprimento de um dos objetivos deste Conselho de Administração, nomeadamente «cooperar e dialogar mais com todo o setor. Estamos a cumprir. Esta parceria é mais um contributo para essa promessa».
Para o responsável da ADENE a cooperação entre instituições é essencial porque «só juntos, alinhados nos objetivos nacionais podemos contribuir para os objetivos da transição energética e da descarbonização da economia e cumprimento de estratégias com a ELPRE ou a EPBD».
António Gil Machado, diretor da Vida Imobiliária, destaca que a publicação «associa-se à ADENE e à APPII nesta iniciativa do Roteiro Verde do Imobiliário no eixo da informação e consciencialização, promovendo nas suas plataformas editoriais e de eventos um desafio geracional – o combate à pobreza energética e à sustentabilidade das cidades!».
Também a Confidencial Imobiliário «celebra com grande responsabilidade este protocolo com a ADENE, e em parceria com a APPII, para prosseguir a sua missão de monitorizar a dinâmica do mercado imobiliário e a dimensão do impacto das políticas públicas que visam a sustentabilidade do edificado», refere Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário.
«Assinala-se um marco importante com a celebração deste protocolo de cooperação entre a ADENE, a APPII, a Vida Imobiliária e a Confidencial Imobiliário, na criação de um verdadeiro Roteiro Verde do Imobiliário, com ganhos claros no combate à pobreza energética dos edifícios e à criação das cidades do futuro, mais amigas do ambiente e das pessoas», conclui Hugo Santos Ferreira, Presidente APPII.