Eficiência Energética

ADENE aposta na valorização energética do setor da gestão de resíduos urbanos



                      ADENE aposta na valorização energética do setor da gestão de resíduos urbanos
Assinatura do protocolo entre a ADENE, a ESGRA e a EGF

A 1 de fevereiro, a ADENE, a ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos e a EGF – Environmental Global Facilities assinaram um novo protocolo de colaboração para a promoção da sustentabilidade, transição energética e eficiência de recursos em atividades de gestão e tratamento de resíduos urbanos. 

Em comunicado, a ADENE explica que este protocolo tem como objetivo contribuir para que estas entidades «promovam iniciativas, projetos e atividades para a difusão de novas tecnologias energéticas e a valorização da eficiência energética, bem como a dinamização de ações com vista à melhoria da gestão de energia, a promoção do crescimento verde e um maior aproveitamento de recursos endógenos, a nível local e regional».

O plano de ação em causa, a desenvolver para o próximo biénio, assenta em dois eixos de atuação. Um com foco na sustentabilidade, transição energética e eficiência de recursos em atividades de gestão e tratamento de resíduos urbano, e outro na gestão de energia, eficiência na mobilidade, aproveitamento de recursos endógenos e economia circular. 

Nelson Lage e Ana Paula Rodrigues, presidente e vice-presidente da ADENE, realçaram a importância destes protocolos para estreitar sinergias para que a eficiência energética, esteja presente em todos os setores de atividade.   

Da parte da ESGRA, na assinatura deste protocolo, estiveram presentes Paulo Praça, presidente da direção, e Cátia Borges, vice-presidente e a EGF fez-se representar por Miguel Lisboa e Luís Masiello, vogais da Comissão Executiva. «Ambas as entidades afirmaram estar focadas para a ação, pois têm interesses comuns em gerir da melhor forma as atividades das operações ao nível da eficiência», pode também ler-se. Destacaram ainda dois grandes desafios existentes, um na reconversão da mobilidade e outro no autoconsumo.  

 

PUB
PUB